Radares inteligentes de velocidade: quem só desacelera na fiscalização pode estar com os dias contados

Uma das coisas mais comuns para quem dirige no Brasil é se deparar com placas indicando fiscalização eletrônica e o respectivo limite de velocidade da via.

Porém, alguns motoristas são acostumados a trafegar em velocidade acima do permitido pela via, e freiam apenas no momento da fiscalização. Esses condutores podem ter que abandonar essa prática em breve.

Assim como acontece em muitos países da Europa, como Reino Unido, França e Portugal, os radares inteligentes podem desembarcar por aqui. E é sobre esse novo equipamento que vamos falar a seguir.

O funcionamento dos radares inteligentes

Atualmente, os radares de velocidade  em funcionamento no Brasil atuam em um trecho específico da via. Ou seja, eles só registram a infração apenas naquele local onde estão posicionados. 

Já no caso dos radares inteligentes, é calculada  a velocidade média do veículo em um trajeto maior.

Funciona da seguinte forma: quando o motorista passa pelo primeiro radar, ele registra a velocidade e a hora. O mesmo acontece quando ele passa pelo segundo radar.

Então, o equipamento cruza os dados, considerando o tempo que ele levou para percorrer o trecho e a velocidade máxima da via. Dessa forma, é possível detectar se o condutor freou apenas ao passar pelos sensores e acelerou entre eles.

Realização de testes em São Paulo

Entre novembro de 2017 e maio de 2018, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou testes com esses novos radares nas principais vias da cidade de São Paulo.

Durante o período, mais de 850 mil veículos foram flagrados circulando com velocidade média acima do permitido, tendo  seus condutores notificados de forma educativa, segundo o órgão.

Sem previsão de implementação

Apesar de testes já terem sido realizados aqui no Brasil, ainda não há uma previsão para a implementação dos radares inteligentes por aqui.

Segundo o especialista Marco Fabrício Vieira, já existe no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma proposta com o objetivo de regulamentar a instalação desses novos equipamentos.

Contudo, ainda é necessário passar por alguns trâmites. Um deles é a mudança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê como infração transitar em velocidade acima do limite permitido em um ponto específico da via e não em um trecho dela.

E não basta alterar o CTB, é preciso ser feita a regulamentação de todos os critérios e parâmetros para a fiscalização adequada.

Além disso, os novos dispositivos precisam passar pelo rigoroso processo de homologação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) antes de serem instalados.

A constante modernização e utilização de novas tecnologias na fiscalização do trânsito é inevitável. Ainda que não tenha previsão exata de entrar em funcionamento no Brasil, os radares inteligentes de velocidade chegarão em breve.

Independentemente disso, os limites de velocidade e demais leis de trânsito devem ser rigorosamente respeitadas, pois só assim é possível diminuir a violência no trânsito, construindo um ambiente mais seguro para todos.

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