Quais infrações as câmeras de monitoramento podem multar?

Imagem: Jusbrasil

As câmeras de monitoramento são vistas com cada vez mais frequência pelas ruas, e um dos grandes questionamentos dos motoristas é: elas podem ser ferramentas para a aplicação de multas? Se sim, quais são elas? 

Em primeiro lugar, para que a multa possa ser aplicada, elas precisam  estar sinalizadas, deixando  o motorista ciente de que naquele local existem câmeras de monitoramento. 

Em segundo lugar, apenas agentes de trânsito autorizados podem aplicar as multas que são flagradas em tempo real. 

Qualquer infração pode ser fiscalizada, mas apenas algumas podem gerar multa através do videomonitoramento, como andar com o veículo com a documentação atrasada ou com excesso de peso. 

Mas afinal, quais ações podem ser multadas através de câmeras de monitoramento?

 

 

  • Ultrapassagem em locais proibidos 

 

As ultrapassagens em locais como vias de mão dupla e pista única podem ser visualizadas pelas câmeras e autuadas pelos agentes de trânsito,e são consideradas infrações médias. 

 

  • Estacionar em locais proibidos 

 

Estacionar em locais proibidos, que estão sinalizados corretamente com a placa, espaços com faixas de pedestres etc, também é uma infração que pode ser multada pelas câmeras. Ela  uma infração considerada leve. 

 

  • Não usar a seta

 

O motorista que for flagrado pelas câmeras de monitoramento convergindo, sem sinalizar corretamente  também pode ser multado. Ultrapassagem, virar a esquina, imobilizar o carro em caso de emergência, tudo deve ser previamente sinalizado. Essa é uma infração grave.

 

  • Andar de marcha à ré

 

Outra infração grave muito comum de ser multada pelas câmeras de monitoramento é andar de marcha à ré, mesmo que por curtas distâncias. 

E você, sabia dessas possibilidades de multas? Comente e compartilhe com os amigos. 

 

Fonte: Web Motors; Portal do Trânsito; Summit Mobilidade 2022 

 

Compartilhe

Não é necessário agendar! Somos a única Clínica Credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!