Exame de Direção: os 6 principais erros

Realizar o exame de direção colocando em ação tudo o que aprendeu durante as aulas teóricas e práticas, demonstrando conhecimento e habilidades no trânsito, pode se tornar uma tarefa difícil, principalmente se o nervosismo tomar conta e conduzir o candidato durante o trajeto, não é mesmo?

Falhas burocráticas ou faltas cometidas durante o processo de circulação e estacionamento, pode levar o aluno a reprovação e não seguir adiante no processo.

O exame

O exame de direção é a etapa final durante o processo para tirar a CNH. É um teste prático, para avaliar o futuro condutor em sua desenvoltura com o veículo, sinalização das vias e, principalmente, o conhecimento das leis gerais de trânsito.

Além de observar o comportamento do motorista em situações de adversidades nas ruas, como, por exemplo, parar o veículo na ausência dos freios por falhas mecânicas.

Pontuações

Existe a escala de pontuações, onde o candidato pode acumular até 3 pontos para ser aprovado, passado este número, o aluno é reprovado no teste. 

As ações são pontuadas em quatro níveis, sendo eles: 

  • Faltas eliminatórias: aquelas que reprovam o aluno automaticamente, como desobedecer ao semáforo ou subir no meio fio.
  • Faltas graves (3 pontos): não usar o cinto de segurança ou deixar a porta do veículo aberta.
  • Faltas médias (2 pontos): usar a buzina sem necessidade ou fazer conversões incorretas, por exemplo.
  • Faltas leves (1 ponto): não ajustar os espelhos dos retrovisores é um exemplo de falta leve.

Mas fique tranquilo, preparamos uma lista com os 6 principais erros para te ajudar a se atentar nesses pontos, durante o seu exame e ser aprovado com êxito. 

Crédito: Envato Elements 

 

1 – Não colocar o cinto de segurança

Essa ação pode tirar todos os 3 pontos imediatamente, fazendo com que o aluno não possa mais falhar durante o exame.

Então recomendamos que, ao entrar no veículo, coloque o equipamento o mais rápido possível para evitar que se esqueça.

2 – Desobedecer à sinalização de parada obrigatória: 

Mesmo que a rua esteja tranquila e sem movimento, é obrigatório que o veículo pare completamente, mediante a toda sinalização de parada obrigatória ao decorrer da via. 

4 – Baliza

As falhas durante esse processo podem ser cometidas ao encostar os pneus no passeio, deixar de dar setas ao iniciar a manobra e não olhar os retrovisores. Mas, se estiver atento a esses detalhes, antes mesmo de começar a manobrar, pode evitar que você perca pontos.

4 – Ignorar os espelhos retrovisores

Durante todo o percurso, o futuro motorista deve estar atento aos movimentos de outros condutores na via, e para isso é fundamental ficar de olho em todos os retrovisores, sobretudo antes de dar seta para realizar conversões. 

5 – Não dar preferência ao pedestre

Desde crianças, aprendemos que os maiores são responsáveis pelos menores e isso não difere no trânsito. Portanto, lembre-se que o pedestre na grande maioria das vezes tem preferência, ao entrar na rua. Independente se é uma via expressa ou não, é importante parar a qualquer momento para que o pedestre circule. 

6 – Não dar a seta na hora das curvas

A seta é fundamental para comunicar aos outros condutores que você irá executar um movimento, e deixar de usá-la pode te levar a cometer uma falta grave. Então, antecede as suas ações com o uso da seta e evite a reprovação no exame.

Crédito: Envato Elements 

O nosso conteúdo conseguiu sanar suas dúvidas a respeito dos principais erros ao tirar a CNH? Se sim, é esse o nosso intuito.

Não se esqueça de compartilhar o conteúdo com aquele amigo ou familiar que ainda tem dúvidas a respeito desse tema. Até a próxima!

Fonte: Blog Procondutor / Ativa – Centro de Formação de Condutores.

Compartilhe

Não é necessário agendar! Somos a única Clínica Credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!