7 passos para tirar a sua primeira CNH

Quem aí tem um sonho de tirar a primeira CNH? Confessamos que é uma meta de vida para grande parte dos brasileiros, por isso, hoje, te ajudamos a realizar esse sonho.  

Mas antes de todo processo que envolve dirigir um carro (porque sabemos do anseio em dirigir o primeiro carro), é importante seguir o caminho certo para tão sonhada habilitação. Por isso, selecionamos 7 passos  que serão fundamentais para você tirar a sua primeira CNH. Vem conosco! 

Qual categoria eu posso ter na primeira habilitação? 

E aí, qual a sua vontade: ter habilitação de carro ou de moto? Digamos, CNH A ou B?

Existem 5 categorias que o condutor pode estar habilitado: A, B C, D e E. Entretanto, para a sua primeira habilitação, você poderá escolher apenas entre A ou B. 

Categoria A: permissão para dirigir motocicletas.

Categoria B: permissão para dirigir carros. 

Ou seja, para pensar em uma outra categoria de habilitação, necessariamente você precisa passar por essas duas categorias primeiro. Além, claro, que, cada categoria possui as suas particularidades. 

 

Crédito: Envato Elements 

Processo para obtenção da primeira CNH

Bom, como qualquer processo, é preciso seguir algumas regras e etapas mínimas para ter o direito de dirigir, como, por exemplo:  

 

  • Ter 18 anos completos;
  • Saber ler e escrever;
  • Possuir documentos de identificação;
  • Possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de endereço válido no município da Auto Escola.

Cumpri todos esses requisitos básicos para a tão sonhada primeira habilitação? Se sim, que ótimo, vamos para o ponto primordial do artigo de hoje.

7 passos para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação 

  1. Faça a escolha da Auto Escola: é um caminho importante nesse processo, pois pensar em uma Auto Escola comprometida e responsável com os seus condutores, é pensar em uma qualidade de ensino oferecida. 
  2. Faça exames psicológicos e físicos: é um passo fundamental para seguir nesse caminho até a conquista da habilitação. E, assim, garantir que você estará apto para dirigir. 
  3. Curso teórico de legislação: entender e saber sobre as leis é primordial, afinal, isso pode refletir no seu comportamento no trânsito. 
  4. Exame teórico sobre legislação:  sabe a famosa prova de conhecimento? Ali você vai colocar tudo o que aprendeu nas aulas de legislação, por isso, é importante que você tenha um aproveitamento de, no mínimo, 70%. 
  5. Emissão da LADV: com a aprovação no exame teórico sobre legislação, você recebe uma licença/autorização para conduzir os carros da Auto Escola. A partir dali, você já pode garantir suas aulas práticas de direção veicular.
  6. Aulas práticas de direção veicular: um dos momentos mais esperados pelos condutores! É hora de colocar a mão na massa para praticar, aprender e reaprender sobre conduzir um veículo ou moto. 
  7. Exame de direção veicular: pronto, chegamos em um passo muito aguardado pelos motoristas, a tão famosa e, principalmente, a mais temida prova de direção veicular. A prova é realizada pelo Órgão responsável de trânsito da sua cidade.

Crédito: Envato Elements 

O nosso conteúdo conseguiu sanar suas dúvidas a respeito do processo da primeira habilitação? Se sim, é esse o nosso intuito. 

Ah, e lembre-se: encare esse momento da primeira habilitação como um processo que será regado no seu tempo, entendendo seus limites e traumas. Afinal, conduzir um veículo para muitos, envolve medos e bloqueios. 

Não se esqueça de compartilhar o conteúdo com aquele amigo ou familiar que ainda tem dúvidas a respeito desse tema. Até a próxima!

 

Fonte: Auto Escola Metro

Compartilhe

Não é necessário agendar! Somos a única Clínica Credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!