05 sinais de que você precisa verificar o freio do seu carro

Imagem: Auto Papo Uol

 

O sistema de freios é uma das partes mais importantes do veículo, e com certeza, a mais segura também. 

Felizmente, diferente de outras partes, ele começa a dar sinais antes de estragar de vez. A qualquer sinal de que ele está diferente, uma ida à oficina deve ser agendada. 

Afinal, uma manutenção preventiva é muito melhor do que uma corretiva (em quesito de segurança e economia). 

Por isso, fique com a gente nesse artigo e confira 05 sinais de que os freios do seu veículo precisam ser verificados.

01- Pedal “baixo” 

Quando você pisar no freio e tiver a sensação de que o pedal está descendo mais do que o normal ou sem sentir firmeza, é recomendado dar uma olhada nas pastilhas. 

Isso acontece porque as pastilhas podem apresentar um nível de desgaste muito elevado. Assim, o vão entre a pastilha e o disco aumenta. Logo, ao pisar no pedal, pinças precisam percorrer um espaço maior para se fechar e fazer com que as pastilhas entrem em contato com a superfície do disco. 

02- Luz no painel

O símbolo com uma exclamação dentro de um círculo aceso no painel indica alguma anomalia no sistema de frenagem. 

Pode ser falta de fluido ou desgaste excessivo das pastilhas. De qualquer forma, qualquer luz diferente no quadro de instrumentos precisa ser checada. 

03- Ruídos

Pisou no freio e ouviu um barulho de atrito de ferro com ferro ou  um chiado bem estridente? Esse é um sinal típico de que as pastilhas de freio estão desgastadas. 

Esse desgaste varia de acordo com o perfil de uso do veículo. Em casos extremos, a base da pastilha começa a danificar o disco, exigindo a troca de um componente que inicialmente nem precisaria ser mexido. 

04- Rodas tentando travar

O carro não ter ABS não significa que a roda pode travar a qualquer freada. Se em paradas leves você perceber que tem uma ou mais rodas com indícios de travar é sinal de problema mecânico ou hidráulico.

05-Trepidação na hora de frear 

Se você pisar no freio e sentir seu pé vibrar, isso é mais um sinal de problema com o sistema de freios. 

Essa vibração pode ser causada por problemas com discos e tambores, mas também quando o rolamento das rodas chega ao final da sua vida útil. 

Além de afetar a capacidade de frenagem de um veículo, a vibração excessiva pode acabar danificando também outras partes do carro. 

Gostou das dicas? Vai ficar mais atento(a) aos sinais do seu carro? Compartilhe também com os amigos! 

 

Fonte: Meu Carro Novo; Motor Show; Auto Papo Uol

Compartilhe

Única clínica credenciada pelo DETRAN, perto de tudo e de você!